a mágica de fazer acontecer
planejamento no nosso ritmo mais natural, com abertura pro movimento
podcastinho 🎧
vida > trabalho > comunicação
me parece que o cuidado com a vida é o que abre espaço pra atenção ao trabalho e à comunicação. desde as cotidianidades mais simples, tudo flui melhorzinho quando a gente organiza tempo, consegue fazer dinheiro, estuda, conversa, reflete, experimenta, ajusta... e o movimento nunca pára, a gente segue tentando. comé que pode -a essa altura- alguém achar que resolve qualquer coisa na vida adulta sem abraçar essa complexidade? 🌱
não quero ser chata, deuzolivre 🙅♀️✨ mas implico demais com simplismos e frases feitas que vendem mágica pra resolver a vida adulta. outro dia, numa conversa, ouvi que “a gente não tem que nada” e discordo demaaaisss! porque acho que TEM QUE sim:
_tem que tentar comer direito pra gerar energia 🍎
_tentar descansar e se cuidar pra dormir um sono bom 💤
_tentar se exercitar e se alongar pra cuidar do fôlego e fortalecer corpo-mente 🏋️♀️ (participo de um grupo que todo dia se dá força pra não desistir -e, quando tem desistência, se dá as mãos pra retomar, coisa mais linda!)
_cultivar relacionamentos pra sentir pertencimento e confiança 🤝
_tem que tentar administrar o estresse que o sistema empurra goela abaixo 🌪️
quero acreditar que, cuidando da gente primeiro, dá pra cuidar do trabalho e da comunicação de um jeito mais leve, mais humano, mais real. essa é minha maior intenção pra 2025: experimentar essa vida adulta abraçando a complexidade, desejando cultivar paciência comigo mesma e com o ritmo das coisas 🌊 acolhendo os tropeços, me alegrando na celebração de toda e qualquer conquista, por menorzinha e mais corriqueira que possa vir 🎉🌟
um convite pra planejar o ano com alívio e intenção
desejo conseguir (desejo que todas consigam 😉) e, antes mesmo de virar o ano, separo tempo pra planejar: que alívio e que grandessíssimo privilégio olhar pra 2025, trimestre a trimestre/mês a mês, já colocando no calendário cursos, viagens, planos de recesso — e conectando isso ao trabalho, pra desdobrar em comunicação. pensar no tempo das coisas, pra dar a cada uma delas o tamanho devido (em nossas agendas, com nossa energia): quantas horas cada projeto demanda? quanto dinheiro é preciso fazer? quanta coisa cabe em cada mês, o que dá pra oferecer? que ajudas preciso me organizar pra pedir/contratar? quantas sessões de montagem de looks posso fazer pra mim mesma 😍 e quanta conversa preciso puxar, com quem, sobre o que, online e offline?
(esse tempo de mapear vontades e demandas tem tudo pra virar agenda, planilha, e -com sorte- estrutura. que assim seja! 🙏)
maaaaas, planejar é só o começo! com estratégia e plano ainda tem toooodo o trabalho de fazer essa vida adulta acontecer 💪 planejamento tem que ter acompanhamento, revisão e ajustes de rota. sem regra fixa, com parte boa e parte ruim, complexo MESMO: é pra se manter com foco e com prioridades, sabendo que não tem nada que nunca se transforme ou que não acabe, igual tiago iorc canta em dia após o outro (já ouviu esse hino??? 🎶). um planejamento pra resolver caminhos de trabalho e comunicação 📋 mas especialmente pra fazer caber na agenda, com respiro e alegria, o cuidado com a vida! e comer bem, e estar com gente, se mexer, descansar, se nutrir 🌈
fazer acontecer, do nosso jeitinho, é a mágica
te convido pra conhecer o sistema que compartilho amanhã, quinta 12/12, no encontro de planejamento anual: as 4 estações e o nosso ritmo — uma oportunidade de botar no papel intenções (e sonhos! ✨), vontades reais, necessidades importantes. entendendo como dá pra funcionar melhor no verão, no outono, no inverno e na primavera, alinhadas com ritmos maiores que os nossos 🌎 pra dançar junto, no nosso próprio ritmo, gostando de nossas complexidades, grazadeus!
(eu mesma to, desde agora, de joelhinho no chão 🙏 evocando todas as energias da natureza 🍃 pra conseguir exercitar disciplina, atenção a limites, comprometimento, leveza, consistência! querendo sentir esse alívio não só assim, num único encontrinho, mas tanto quanto conseguir botar esse plano em prática!)
se sentir que é a sua hora, venha: planejar é privilégio, fazer acontecer (do nosso jeitinho humano e complexo) é a mágica ✨ bora transformar intenção em realidade e criar juntas um 2025 mais positivo, mais criativo, mais cheio de possibilidades 🌟🌈🌻
🔍 na prática:
quem sabe de onde vem não se perde no caminho! aqui um gostinho de como o encontro de planejamento anual começou nas edições dos últimos 2 anos:
_liste as 3 maiores conquistas/alegrias do último ano -e diga porque
_liste também as 3 maiores tristezas/desafios/fundos de poço -e diga porque
_aí circule tudo que parece ser palavra-chave e filtre, pra ter uma listinha de 3 aprendizados que podem guiar esse nosso fim de ano 😇
🗂️ links pra quem se interessa por comunicação pessoal:
🔗 experiência mágica de não ser robô/de ser gente!: textinho lembrando a gente da delícia que é ouvir um disco inteiro
🔗 uma newsletter que, a cada envio, ensina jeitos novos e bons de usar o notion (que aqui pra mim é o app fundamental da organização e do planejamento -pra você também?)
_pra cultivar criatividade e fazer brilhar o olho pro que tá vindo/pro que ainda vai vir: relatório de tendências do pinterest pra 2025, ó
🗣️ vambora com aspas de henry david thoreau
autor do livro walden (já te contei que é o meu favorito da vida? então!)
“o universo responde constantemente, obediente, às nossas concepções: quer andemos depressa ou devagar, o caminho nos está aberto. passemos nossas vidas, então, concebendo.”
O caminho está posto.
Inteiramente explicativo.
Nem desenhando ficaria melhor!!!!!!