branding só se for de gente
botar nossos blocos na rua com menos marketing pessoal e mais experiência humana
podcastinho 🎧
tenho o maior ranço de “marketing pessoal, marca pessoal”, implico com qualquer expressão que pejotize a gente. como se cuidar da comunicação servisse só pra vender, ou se vender 🥴 e esse pensamento me parece simples demais pro tempo tão complexo que a gente vive agora. já tamos todas disponíveis (online e olho no olho!) e já tamos comunicando… mas o que? de que jeito? e -muito importante- pra quê?
identidade: linguagem visual + conteúdo
tem aí um monte de camadas, mas fico achando que a fundamental é a da identidade, que é sobre linguagem visual mas também sobre conteúdo: do que a gente fala, com que cara 🪞 seja em postagens de fotos e vídeos, ou na interface de interação com o mundo que a gente constrói quando escolhe o que veste, como usa o cabelo, quanta maquiagem faz.
quando a gente mesma é canal de comunicação das próprias ideias, nossa aparência pode atrapalhar a entrega da mensagem ou facilitar — não só a entrega mas também o entendimento e a abertura, a aderência:
🔔 sabe quando a palestrante usa um colar que não pára de se mexer ou fazer barulho?
🌀 ou quando precisa acertar uma alça de blusa ou a gola ou o cabelo o tempo todo?
🤯 ou quando um professor tá sentado com uma camisa justa, com os botõezinhos parecendo que vão explodir no bucho se ele espirrar?
então! mensagens totalmente em segundo plano pois: geral se dispersa com o tanto que o visual impacta — tanto quanto o próprio conteúdo! se a gente cata alguma coisa da mensagem numa circunstância dessa, precisou de muuuita concentração (força guerreiras, rs).
há pouco tempo pratiquei essas ideias num trabalho com uma cliente se preparando pra uma entrevista na tv 🎤📺✨ estudamos juntas o cenário do programa, o tipo de microfone, as roupas e acessórios que ela poderia usar pra convidar pro entendimento do que ela tinha pra conversar lá.
ensaiamos como ela se apresenta, como fala de seu trabalho e de seu propósito, que é: orientar organização de finanças pra pessoas, profissionais autônomas e pequenas organizações 💸📈💰 entregar ferramentas que promovam clareza, objetividade e tranquilidade nas escolhas pra construção de independência e segurança através do dinheiro.
e essas merminhas são as palavras e expressões que orientam certeiro as escolhas e composições das roupas/dos acessórios dessa cliente 🎯 comunicar mais que confundir tem a ver com equalizar palavra e imagem, fazer essa comunicação verbo-visual fluir harmônica, complementar 🤩
pf > pj
nesses processos de sistematizar linguagem visual e conteúdo na mesma intenção dá pra ver direitinho como as mensagens mais genuínas, as que mais impactam e tem eficácia, geralmente vem das jornadas pessoais de minhas clientes 🫀 e sinto ser assim com todo mundo: a gente chega querendo vender nossas competências profissionais e nossos serviços, mas o que conecta mesmo tem a ver com trajetórias muito autênticas, com as escolhas que a gente mesma faz e que viram experiência, diferencial, argumento consistente.
e é tão gostoso quando a gente se identifica/se sente próxima de alguém, ouvindo essas histórias! nossas experiências humanas são tão mais amplas que só trabalho, e a gente é tãoooo mais plural do que a mídia/a propaganda fazem parecer 😵💫 não dá pra achar que engenharia-medicina-direito vão dar conta de todas as demandas do nosso tempo. cabem muitos trabalhos diferentes numa mesma vida!
posso estar me iludindo, mas quando minhas clientes e alunas alinham auto-expressão e conectam identidade, linguagem visual e presença online, quando falam delas mesmas com clareza e verdade, confortáveis de se apropriar de quem são e de suas trajetórias ⚡ sinto que a gente vai juntas vencendo o marketing e a propaganda. se produtizar ✋🏻 ❌ aqui não!
marketing pessoal, pra mim, seria vender qualquer coisa pra qualquer uma de nós quando a gente dá bobeira e deixa nossa atenção ser capturada aleatoriamente por gatilhos de escassez de uma internet que, no fim, mais atrapalha do que ajuda. vamo de branding de gente, puxando conversas que alegram, cuidando de comunicação pra gente se encontrar, pra construir habilidade, botar ideias em prática e impactar! transformando gente satisfeita em agentes de bem-estar coletivo ❣️
eu mesma quero conseguir
e desejo que todas consigam!
um beijo carinhoso,
fefe 🌱🧶🎤🤝
otimista só de raiva \o/
🔍 1 link pra quem se interessa por comunicação pessoal:
matéria do ny times reunindo as superstições de um monte de artistas, com eles mesmos contando que rituais pré-palco (ou pré-escrita, pré-gravação) ajudam a entregar melhor suas mensagens 💡🌈✨🖼️🧑🎨🧵🧶🎭🎤🎬🎧🩰💃🖋️📝📚
tem rituais de reverência, tem de se conectar com energia de superstar (amei esse!), tem aquecimento físico -de músculos, voz, corpo! e tem ritual de mentalizar que sempre tem pelo menos 1 pessoa precisando ouvir exatamente o que vai ser dito no trabalho em questão.
se a gente pensar que a arte adianta um tanto de coisa pra gente aqui no mundo cotidiano, eu já fiquei querendo cultivar meus próprios rituais! bora?
👗💬 vambora com aspas de fernanda lima
no programa provoca entrevistada pelo marcelo tas
“discurso é igual roupa: pode pinicar, pode não caber mais, pode parecer boa mas estar com cheiro ruim… só quem usa é que sente, e isso pode atrapalhar tudo!”
e quando as pessoas so se vestem usando as cores de sua marca? ai, aii. mais um voto aqui para mais autenticidade!
melhor acontecimento do meu ano foi encontrar esse perfil