fazer menos, fazer melhor
lista de valores e importâncias é minha pastora e nada me faltará 🙏🏻
podcastinho 🎧
especialmente em tempos de excesso, o que a gente não faz também comunica: tem como seguir bem menos @s em rede social, ter beeem menos coisa abarrotando guarda-roupa, consumir bem menos informação — pra conseguir se nutrir só do que ajuda a diminuir zoeira externa, acessar nossa ✨música✨ interna e botar no mundo só o nosso melhor, sem sobrecarga pra ninguém. se organizar direitinho, todo mundo consegue (posso ouvir um amém? 🕊️)
narrativas de vestir
um sábado pra cuidar de nossas escolhas em estilo pessoal: porque imagem comunica sim tanto quanto -ou mais que- mil palavras 🎯
alguma vez na vida ce já fez sua lista de valores e importâncias?
essa é uma lista que todas as minhas clientes fazem, e que orienta tudo que fica documentado em cada manual de comunicação que produzo pra elas, com elas. antes de organizar esse material com técnicas+estratégias, elas precisam fazer essa grande e importante auto-avaliação (que aqui é guiada num processo muito massa, com o chatgpt de assistente 🤖😉) — e listar as características de personalidade que elas reconhecem em si mesmas (e pelas quais elas querem ser reconhecidas), os valores que tem que atravessar tudo que fazem, as emoções que modelam os desejos, as motivações que empurram pra construir futuro.
com essa lista a gente constrói plano de ação pra praticar o que conduz pros objetivos que se quer — que, quase sempre, inclui também ‘quem seguir e quem não seguir,’ ‘o que ter e o que descartar no próprio guarda-roupa’., o que produzir em comunicação pessoal. começa no autoconhecimento, segue pra auto-responsabilidade e chega na autonomia: cada cliente usa esse conhecimento do jeito que quiser, considerando momentos diferentes da vida, mas -aí sim!- fazendo escolhas a partir do que importa genuinamente, independente de aval, influência, propaganda ou referências externas. um alívio! e um caminho bonito pra encontrar ótimos insights em nossos próprios mundos internos (e né, luz que brilha acende tudo em volta 💡).
suficiente = eficiente
o filósofo americano henry david thoreau (escritor de meu livro favorito da vida inteira 💖), diz que acumular menos faz a gente ter conexões mais profundas com o que escolhe, e que quanto mais a gente essencializa, mais ganha clareza do que vale a pena de verdade. pra mim faz o maior sentido (eu mesma quero sempre conseguir, e desejo que todas consigam!).
dá trabalho? dá sim. tá fácil incluir na rotina (pra pensar na gente mesma)? tá não, minha parça, eu sei. mas vale a pena e o retorno é garantido: faxina suas redes sociais pra só seguir o que faz o olho brilhar, revitaliza seu guarda-roupa só deixando lá o que você AMA, se organiza pra gastar menos energia nisso daí, faz acontecer só o suficiente — tá sentindo a fadiga de excesso saindo do corpo desde agora? eu to! 💆🏻♀️
não é na competição/na comparação e nem no excesso que a gente vai sentir que tá vivendo nossa melhor vida. é exatamente fazendo menos, mas melhor: vivendo a vida no gerúndio do aqui-agora acontecendo, com presença, uma coisinha de cada vez, no tanto que a gente consegue elaborar, processar. é desse jeito que a gente consegue construir experiências humanas tão mas tãaao gostosas que, imersas nessa gostosura, a gente pode transbordar — aí sim pra comunicação! em nossas formas mais genuínas de se apresentar, se disponibilizar, puxar conversa -na internet e fora dela também- pra se conectar e colaborar, trocar, criar coisas junto, crescer, brilhar.
🔍 na prática, ó:
👉 do que não abro mão? na presença online, no vestir, no trabalho, na vida?
👉 como essas ideias podem ser representadas? com que palavras, que com cara?
👉 como elas podem se desdobrar em forma de conversas, postagens, artigos, falas em podcasts?
👉 e em forma de peças de roupas, acessórios e composições de looks?
🗂️ links pra quem se interessa por comunicação pessoal:
🔗 uma resenha de filme que é pura poesia, pura inspiração: esse olhar pras nossas cotidianidades é uma celebração do gerúndio da vida 🎁 um presente de minha amiga nath sobre 'dias perfeitos'
🔗 estudo antigo e ainda muitíssimo atual que explica como as roupas que a gente usa impactam em nossos pensamentos e comportamentos -até em nossa performance (a gente sabe porque sente, nénão!)
🔗 textinho que explica o nosso tempo em comunicação online: marcas se comportando como pessoas e pessoas querendo ser marcas 😩 tem uma hora que o autor diz que “ser apenas um humano não é good for business” e eu quero resistir, achar que dá pra fazer diferente, ser otimista só de raiva -bora?
📝 vambora com aspas de herbert vianna:
cantando ‘vamos viver’ com a perfeita sandra de sá:
“vamos consertar o mundo
vamos começar lavando os pratos”