o boca a boca tá ON!
📩 materiais bem feitos + boas conversas = conexões e oportunidades
podcastinho 🎧
se apresentar/falar de nossos trabalhos tem tudo a ver com relacionamento — essa comunicação pessoal, esse “branding de gente” feito das nossas narrativas disponibilizadas pra gente se conectar, colaborar, trocar, criar coisas junto, crescer (e brilhar!), isso depende de relações (entre) humanas. e, por isso mesmo, começa na gente!
✨ cuidando de nossa aparência,
🏡 com atenção aos espaços que a gente frequenta ou convida a frequentar com a gente (on e offline),
🗝️ cuidando de nossa apresentação e das palavras-chave que podem representar nossa essência,
🗣️ de como a gente explica o que faz,
🤝 de como desenvolve a própria atuação profissional pra que nossos trabalhos efetivamente entreguem benefícios pra quem usufrui dele, pra quem tá em volta da gente…
tudo isso (e mais) vai compondo nossas identidades, e se a gente se apropria/ganha clareza dessa identidade, nem te conto!: não só a vida flui com mais consistência e confiança em todas as escolhas que a gente faz, mas também essa mesma identidade vira um filtro de gente que tem tudo a ver se aproximando, desenrolando, somando. te juro!
e aí que virei o ano pensando que a gente tem treinado essa construção de relações na internet -e tem se saído até que bem, né!- mas que um movimento muito 2025 pode ser: dividir nosso tempo de internet com algum tempo dedicado a construir, reforçar e cultivar relações na vida real, cara a cara, mesmo que ainda online. menos em rede social de feed-passando-rapidex-disputando-atenção, e mais em tempo combinado, agendado, com espaço pra ouvir e falar, pensar junto, se abrir pro que pode vir! menos calculadas, menos editadas… mas mais espontâneas e verdadeiras.
me juntei com um grupo de 18 interessadas na última semana pra falar disso em forma de plano! e todas nós já tamos testando 🤞🏻🤞🏻🤞🏻🤞🏻, num compromisso de semestre inteiro, com a gente mesma e com nossas comunicações:
📅 medimos quantas semanas a gente tem até finzinho de julho (mais ou menos 25, que no carnaval a gente vai pular carnaval!),
📜 fizemos lista de 25 pessoas massa que a gente admira e com quem gostaria de bater papo,
📌 separamos um dia fixo em agenda pra marcar esses encontros e ter ritmo/frequência (valendo em videchamada com quem tá longe!),
🌍 organizamos nossas palavras-chave pra voltar desses encontros com relatos compartilhados onde onde ondeeee? nela mesmo, na internet!
pra estar INTEIRA com gente, na vida real, pra voltar e abastecer nossa comunicação com essa interessância! e não só replicando internet na internet, sem mais do mesmo — mas fazendo dessa rede mundial uma rede de conexões de verdade! 🥰
e o plano não começa nos encontros, mas antes/no preparo: tamo convidando, então é bom fazer esses convites pra inspirar colaboração, pra que essas pessoas queiram encontrar com a gente! e chegar sabendo do que a gente gosta, do que admira nas pessoas convidadas, tendo na ponta da língua as nossas próprias cotidianidades e interessâncias (que reflitam como a gente é massa, inteligente, interessada também! e que sejam legais de trocar com outras pessoas). não de um jeito utilitário, mas pra trazer o nosso melhor e confiar em conhecer o melhor de quem tá com a gente, em reciprocidade: cada serumana é tooodo um universo inteiro nela mesma, e gente legal atrai gente legal (pode confiar 🙏🏻).
a partir daí, tudo pode acontecer!
parte importante do plano é também preparar materiais de apresentação da gente mesma, em formato fácil de ver e de passar adiante 😉 🥰 com detalhes de comunicação bem pensadinhos (que delícia cuidar da gente mesma e se sentir responsável, adulta!) — pra, quem sabe!, de encaminhamento em encaminhamento no whatsapp, a gente reviver o sistema boca a boca! num ciclo de que pode gerar outros encontros e mais oportunidades, e não só: rendendo também nossa volta pra internet contando o que teve de massa em cada encontro desse, o que a gente aprendeu, onde a gente foi, o que teve de brilhante em cada conversa… e, no lugar de repostar repostar repostar coisa que todo mundo vê igual o tempo todo, abastecer a internet com inteligência humana!
🚪 sair de casa,
🤗 abraçar,
🎙️ reconquistar nossos tempos naturais de ouvir e falar de ideias,
👀 prestar atenção,
📣 e treinar, pro nosso próprio aperfeiçoamento, nossas apresentações e jeitos de falar do que faz, de como trabalha, do que sente sobre pessoas, sobre o mundo, sobre a vida.
joutjoutar, largar tudo e ir embora de vez não é real pra quase todo mundo aqui. só sofrer e se deixar oprimir não pode ser uma opção. desejo de todo coração que a gente encontre jeitos de estar menos online e que, quando tiver, ser mais saudável. penso nesse semestre com esse plano aqui e só vejo vantagens!
se animar testar o sistema daí/também, vai contando como tá, quero saber!
e se quiser me botar na sua lista de encontros pra esse semestre, to ON! 🙋🏻♀️ ✌🏻 me chama, vou topar!
um beijo carinhoso,
fefe
🌟🌈🌻
meu plano de comunicação pra esse semestre é esse daqui, ó!
🔍 na prática:
boa apresentação da gente mesma pode vir dessa estrutura aqui!
_quem eu sou: caracaterísticas de personalidade + papéis + porque eu sou legal 🫰🏻
_o que faço: atuação profissional + como sou uma boa ajudadora, no que eu sirvo
_do que eu gosto: atividades, rotininha, onde a gente pode se encontrar
_cotidianidades: o que eu percebo, sutilezas da vida que só o nosso olhar cata 🤩
🗂️ links pra quem se interessa por comunicação pessoal:
que deram fundamento pro encontro em que esse plano foi compartilhado, ó!
🔗 o dono do buzzfeed tá querendo inventar uma nova rede social pra gente ir embora do instagram (pessoal do bluesky já tá trabalhando numa rede de fotos compartilhadas, já tem nome e tudo!) 😎 gostoso demais pensar em fim de monopólio de nossa atenção, hein hein
🔗 nosso cérebro é mais saudável quando a gente restringe tempo de tela (especialmente de redes sociais) mas não só: ele funciona no melhor que pode quando a gente tá com gente, mexendo o corpo, exercitando nossos sentidos :) a gente já sabe né, só falta fazer (BORA!)
🔗 vem aí: uma onda de influenciadoras entendendo que propaganda não é a alma de nada e que o negócio pode ser consumir menos, alá 😉 ”substitua consumo por autoestima”, néra isso? rs
🔗 textão de chorar de tãaaao bonito e esperançoso 💝 com comentários sobre um artigo do chefão do substack (esse enviador de newsletters aqui) em que ele diz que “quanto mais a inteligência artificial barateia a criação de conteúdo, mais valiosa passa a ser a construção de relações", lembrando que criatividade é diferente de criação de conteúdo! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
🗣️ vambora com aspas desse último texto linkado,
na fala do ceo do substack, chamado hamish mckenzie:
"não importa o tanto que a IA avance, vai sempre existir demanda por conexão humana. a gente vai querer mostrar umas pras outras como se sente como pessoas. vamos cansar de conseguir o que queremos e, em vez disso, vamos querer descobrir juntas o que devemos querer. vamos compartilhar nossos corações e comparar nossas cicatrizes, e vamos ansiar pelas vozes umas das outras e moldar nossas próprias histórias, de jeitos malucos e maravilhosos"”
(desejo viver isso! e desejo de coração que todas consigam viver! 🤝✨)
Oi, Fefe! To adorando ler suas news, eu queria muito ter participado do ultimo encontro dia 30. Tem como adquirir a gravação?