podcastinho 🎧
🙃 em dezembro desejei, num título de newsletter, “gostar de rede social de novo” 😐 o otimismo não funcionou e sigo não feliz na rede social (alguém tá?). ao mesmo tempo, tenho sido muito muito feliz na vida real, com gente! to voltando aqui (dois meses depois da última news enviada) confirmando essa última conversa que puxei: o boca a boca tá ON mesmo!
🪑 nesses dois meses (de pausa da newsletter) botei atenção no grupo de alunas e clientes que cultivo: esse grupo chama ante_sala 🪑 e agora tem um site! todo mundo que passa comigo em workshops e consultorias tá lá, com carinhas e contatos disponíveis, junto com um calendário de encontros mensais -sem custo pra esse grupo!- já agendados pro ano inteiro 🥰 com temas de nosso interesse, porque quem oferece/conduz cada um desses encontros somos nozes 🌳 participantes do grupo, pra treinar nossas apresentações da gente mesma e de nossos trabalhos -e pra fazer a conversa render pr’além das nossas bolhinhas né! ✨
bora ver o que esse meu 2025 da reciprocidade tem pra entregar!
🙏 então, mesmo não tanto na rede social eu sigo radicalmente otimista (igual a dua lipa) amparada em dois links de ouro que trago hoje pra compartilhar — primeiro essa pesquisona do site the verge que sugere que o futuro da internet é esse mesmo: o da conexão entre gentes com interesses afins, já rolando em grupos menores do que no meio de grandes audiências. a pesquisa entende que
🌱 geral tá desacreditada de grandes plataformas, buscando lugarzinhos menores e menos intermediados por inteligência artificial
🤝 a busca por relações significativas tem a ver com se sentir como gente e não como consumidora num mar de anúncios de produtos (né?!)
📻 conteúdo conecta! e mesmo as pessoas que não produzem conteúdo se sentem parte de um grupo em que só lêem, ouvem, consomem esse conteúdo — isso daqui me pegou demais: "engajamento não é sempre barulhento; às vezes, só estar ali presente é suficiente pra criar conexões significativas"
a gente exige demais da internet né?
clique é instantâneo, resultado de trabalho não!
e comunicação é parte de nossos trabalhos 🫠 😉
🫠 o que me bota de novo pensando em pequenos grupos, em especial no meu, a ante_sala 🪑 nosso último encontro lá teve rafa cappai falando de planejamento estratégico pra negócios criativos. ela botou todo mundo pra marcar dates com o próprio trabalho, e acumular conhecimento sobre as áreas de nossos cnpjs (operacional, tática, estratégica) antes de sair tendo mil ideias/fazendo mil coisas 🙌 e equilibrar intuição e estratégia pra minimizar chance de fazer escolhas ruins, posso ouvir um amém?
rafa levou um “bingo da precariedade", uma lista de circunstâncias e sensações que quase botaram o chat do zoom abaixo: todo mundo gabaritando 🤯 e se reconhecendo em
😮💨 “não conseguir tirar férias ou descansar"
🌀 “acúmulo de funções que prejudica a criatividade e a qualidade do trabalho"
⏳ falta de tempo e de dinheiro pra cursos e atualizações"
🚫💸 “sem reserva pra lidar com imprevistos ou sazonalidades”
e mais uns 12 itens tão tenebrosos quanto esses! todo mundo saiu desse encontro entendendo que não é falta de talento e nem é individual: tamos todas num contexto (maldito neoliberalismo), mas a gente tem alguma agência! rafa deixou certo que tem que separar tempo, contar com metodologias de suporte e materiais que façam a gente feliz (alô #papellovers); e preparar ambiente pra estar confortável, de repente fazer esse planejamento com amigas junto/cada uma no seu.
aquela misturinha de desespero e esperança que move a gente nénão?
(quero conseguir, e desejo que todas consigam! 🫂)
💻 de minha parte to fervendo aqui com o conteúdo do último encontro desses que eu mesma conduzi, convidando pra experimentar um plano de comunicação offline -que tem um super potencial pra abastecer nossas presenças online com mais qualidade, benefício e gostosura do que só respostando conteúdo dos outros — como a gente vem fazendo sem nem se dar conta da espiral de vazio e repetição que isso vai virando.
em duas semanas começa a turma de outono do workshop de identidade & presença online e eu to levando essa aula pra lá, em forma de passo-a-passo: chama menos algoritmo & mais presença, e tem a ver com cuidar de nossas apresentações pra, então, criar oportunidades de falar de nossos trabalhos com quem tá perto 🥰 no pequeno, do jeito como a gente já sabe fazer, com abertura pra ouvir além de só falar ❤️ e com um aprendizado extra! que tem jeito do chatGPT ajudar a não sair do zero na hora de trazer pro online as histórias que a gente vai querer contar com esse plano -bora botar o robô pra adiantar nosso serviço!
🤩 quem assina a newsletter tem desconto só por isso, e toda info tá descritinha aqui, ó:
workshop identidade & presença online
turma outono 2025 🍂
🗣️ antes de ir embora, deixa te mostrar meu segundo link de ouro, o texto que mais me impressionou sobre o sxsw, esse festival gringo de inovação: um participante de um grupo de whatsapp de que também faço parte (só lendo, ouvindo, consumindo… sem produzir nada, alá 🤭) chamou atenção pro tanto que a gente fala de ideias de fora esquecendo de olhar com essa mesma atenção/com esse mesmo interesse pras nossas ideias aqui! as nossas próprias, as de gente em volta da gente, as ideias de nossos lugares e pessoas, as soluções e bricolagens que a gente já desenrola e, principalmente, as belezas infinitas de nossas culturas e linguagens e potencialidades!
dá um orgulho! e uma vontade de pensar brasil mas também pensar a gente: menos rede social, menos gigantesco, menos fora… e mais aqui pertinho, conversinha, dores parecidas e soluções compartilhadas, boca a boca, trocas genuínas e pertencimento.
torço pra que ce sinta assim também 😊 que eu gosto muito desse futuro de pequenos grupos, viu!
um beijo carinhoso, fefe 🌟🌈🌻